Quem somos

O Instituto Scienza

Localizado em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, nasce o Instituto Scienza, um Centro Técnico e Científico voltado para as áreas da Tricologia e Estética, com projetos e cursos de formação e educação continuada.

Scienza (em italiano) significa Ciência (em português). Assim como o próprio significado sugere, o Instituto surgiu com o intuito de compartilhar e agregar o conhecimento técnico-científico aos profissionais da área da beleza, saúde e bem-estar. Foi idealizado por uma cientista, doutora na área dos cabelos.

O Instituto ainda conta com uma plataforma de tecnologia da marca Grandha Professional Hair Care, que oferece uma experiência completa com o portifólio de produtos cosméticos e cosmecêuticos para os cuidados com os cabelos, pele e terapias de excelência como aromaterapia, para profissionais, clínicas, salões e spas da região.

Nossos Valores

  • Aplicação do conhecimento cientifico para integrar pessoas com valorização do profissional de ponta ao mercado dos cuidados nas áreas da Tricologia e Estética.
  • Um olhar especial nos procedimentos estéticos associando os cosméticos com a educação na área das terapias integrativas e formação humana do profissional, pautado na ética e saúde.

 

Drª. Cibele de Castro Lima

Sócia Diretora do Instituto Scienza

Cientista na área de cabelos. Engenheira química formada pela Escola de Engenharia de Lorena da USP. Doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP com ênfase em cabelos. Também é mestre em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP na área de controle de qualidade físico-químico de cosméticos. Atualmente desenvolve seu pós-doutorado no Instituto de Física/USP, também em análises de cabelos. Palestrante. Docente da Escola Nacional de Terapias Integrativas (ENATI) e da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), pós-graduações e de cursos livres. É reconhecida internacionalmente pelas suas publicações científicas na área de cabelos, química e cosmetologia.

Saiba mais sobre o Instituto Scienza

Programas educacionais voltados às áreas da Cosmetologia, Tricologia, Terapia Capilar e Terapias Integrativas. Aulas com professores experientes da Academia Brasileira de Tricologia – ABT e Escola Nacional de Terapias Integrativas.

Transforme vidas, oferecendo serviços exclusivos, eficazes e impactantes aos seus clientes/pacientes!

0 +

experiência

Especialidades

Programas educacionais voltados às áreas de cosmetologia, tricologia, terapia Capilar, terapias integrativas com professores renomados da Academia Brasileira de Tricologia – ABT e Escola Nacional de Terapias Integrativas. Professores com ampla experiência na área!

 

Drª Cibele Lima na TV

Conheça mais um pouco do trabalho da professora e idealizadora do Instituto Scienza, Dra. Cibele de Castro  Lima, em entrevistas na mídia!

JORNAL DA USP

Cientistas avaliam os danos do clareamento artificial nos cabelos

Estudo do Instituto de Física (IF) da USP, em colaboração com pesquisadores da Universidade de Copenhague, analisa processos de clareamento químico e os possíveis danos aos fios de cabelo

Por Antônio Carlos Quinto

Na entrevista desta quinta-feira (6) dos Novos Cientistas, a engenheira química e pós-doutoranda do Instituto de Física (IF) da USP, Cibele de Castro Lima, descreveu sobre os estudos que vêm sendo realizados no sentido de elucidar os possíveis danos causados pelo clareamento químico nos cabelos. Os estudos são realizados em colaboração com cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Sob a supervisão do professor Cristiano de Oliveira, do IF, Cibele utiliza técnicas de luz (raios X e nêutrons) para caracterizar alterações ocorridas em microestruturas dentro da fibra capilar. Assim, conseguem identificar as alterações químicas e estruturais no cabelo causadas pelo clareamento (descoloração) químico. “Nesta colaboração, os cientistas dinamarqueses trabalham com as técnicas de espalhamento de nêutrons e nós, aqui no IF, com o espalhamento de raios X”, contou a pesquisadora. “Os dados são analisados e comparados para termos uma avaliação dos danos”, completou.

Cibele também informou que os processos de clareamento químico são irreversíveis. “Há cosméticos que podem auxiliar na recuperação de alguns aspectos, mas não numa reversão total”, advertiu. O clareamento químico tira a cor dos cabelos e causa a oxidação da melanina, ocasionando a quebra dos fios. “O processo causa porosidade nos fios e perda de massa. Onde havia a melanina, não há mais”, descreveu. Para Cibele, a importância dos estudos está ligada ao grande interesse e autoestima da mulher e pelo fato de o Brasil ser o quarto mercado mundial de tecnologias de beleza.

Fonte: https://jornal.usp.br/podcast/cientistas-avaliam-os-danos-do-clareamento-artificial-nos-cabelos/

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?